A história do CACP se confunde com a história da Dona Nadir. Uma mulher de origem simples, guerreira e lutadora. E muito generosa. Tão generosa, que decidiu compartilhar o pouco que tinha, e oferecer ajuda, a quem mais precisava.
Dona Nadir, fundadora da OSC. Uma mulher guerreira, de origem simples, que sempre lutou pelo seu lugar de fala. Sua generosidade fez com que o pouco se tornasse grandioso, sempre visando garantir direitos aos que mais necessitavam.
Origem e trajetória
Nadir Balbina da Rocha nasceu no dia 30 de Março de 1946, no estado de Minas Gerais, numa pequena cidade chamada Cláudio Manuel, mas que após algumas mudanças passou a se chamar Mariana. Nadir viveu nesta cidade com seus pais e seus dois irmãos. Em 1955, o pai de D. Nadir faleceu e sua mãe precisou assumir o sustento da família. Nessa mesma época vieram morar na cidade de São Paulo, e a situação ficou ainda mais difícil. Não havia muitas oportunidades. Nadir e sua família não tinham onde se acomodar e dependiam da ajuda de outras pessoas para se abrigar. Foi então, que Dona Nadir, ainda na infância, começou a trabalhar para ajudar no sustento dos seus irmãos.
Entre tantas casas por onde passaram, uma família pediu que sua mãe a deixasse com eles, para trabalhar como doméstica. Já adulta, se casou e teve seis filhos. Mudou-se para Pirajuí, interior de São Paulo, onde foi muito popular, tão popular que queriam que ela fosse candidata a prefeitura, mas Dona Nadir sabia que sua missão não era lá. Retorna a São Paulo com sua família nos anos 1980, onde iniciou sua trajetória de solidariedade e compaixão com o sofrimento alheio. Sua vocação para cuidar e amparar se transformaram em força de vontade para realizar um sonho: transformar a vida de muita gente.